As vendas 4.0 têm como características o aumento da transparência, agilidade, digitalização em todas as áreas da empresa e pela coleta de diversas informações do cliente. Nesta base, podemos encontrar várias tendências que se tornam cada vez mais relevantes nas Vendas 4.0.
O que realmente importa: Tendências em Vendas 4.0
Ao serem capazes de coletar uma ampla gama de dados e informações dos clientes, as vendas e o marketing podem expandir ainda mais o nível de personalização e, assim, fornecer resultados adequados aos clientes. Para este efeito realiza-se a análise dos dados e do comportamento do cliente no âmbito do processo de digitalização com ferramentas adequadas. O intuito desta coleta de dados é para fazer um balanço da situação atual de comunicação.
É importante ter uma abordagem nova e abrangente, uma estratégia de comunicação desenvolvida para os clientes, a fim de alcançar o maior número possível de pessoas. Quais canais de comunicação os clientes já utilizam? Qual é a posição da sua empresa nesses canais e como ampliar? Qual é a melhor forma de alcançar os clientes? Por exemplo, existe uma estratégia Omnichannel?
A digitalização também mudou a jornada do cliente. O aumento da transparência dos dados permite ao cliente acessar online todas as informações sobre um produto e comparar diferentes fornecedores entre si. Isso significa que a decisão de compra geralmente era tomada antes do contato efetivo com a empresa. Os vendedores não podem mais contar exclusivamente com o processo clássico de consultoria, mas devem se reposicionar e se destacar dos demais fornecedores no espaço digital.
Num contexto de digitalização, os clientes preferem processos simples, soluções personalizadas, implementação da referida estratégia omnichannel pelas empresas e visualização dos produtos com a ajuda de VR ou AR.
Resumindo
- Para personalizar ofertas e resultados de pesquisa para os clientes e expandi-los de acordo com suas necessidades, é necessário coletar uma grande quantidade de dados dos clientes.
- Há uma nova estratégia de comunicação adaptada aos clientes que ajuda a alcançar o maior número possível de clientes e a responder às necessidades individuais.
- Os clientes podem ler quase todas as informações online de forma transparente e comparar os fornecedores entre si. Portanto, o departamento de vendas deve convencer antes de fazer o contato real.
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3 dicas para Vendas 4.0
Podemos falar algumas dicas derivadas das tendências de Vendas 4.0 mencionadas anteriormente. Estas dicas podem apoiar vendas e marketing no uso e implementação da digitalização da forma mais lucrativa possível.
1. Crie a oferta online certa para os clientes
Embora essa dica pareça simples a princípio, ainda assim devemos ancorá-la como uma das regras básicas de vendas e marketing. A ideia básica por trás disso é gerar mais leads e conquistar novos clientes. Você deve pensar antecipadamente no que almeja apresentar e comercializar online, isso inclui quais serviços, produtos ou informações, e em quais clientes-alvo deseja atrair.
Para adaptar as necessidades dos clientes de acordo com a jornada do cliente, é necessária uma estreita colaboração entre vendas e marketing. Dependendo do produto e das necessidades dos clientes, haverá um canal de comunicação ou de vendas diferente relevante, para que vendas e marketing possam e devam complementar-se idealmente. Os clientes preferem aconselhamento on-line sobre produtos, chatbots ou aconselhamento pessoal?
Somente através de uma análise apropriada usando os dados do cliente, a jornada do cliente pode ser estruturada adequadamente e os pontos de contato que são particularmente relevantes para os clientes podem ser identificados e expandidos no futuro. Hoje o lema é: Dados são Reis!
2. Transforme seus clientes em fãs e referências digitais
Num contexto de crescente digitalização e automação, o contato regular com os clientes não deve ser negligenciado. Se é digital ou pessoal depende do respectivo cliente e das condições associadas.
Ainda é importante fortalecer continuamente as relações comerciais existentes e transformar os clientes em fãs da empresa e dos produtos e serviços associados. Através de reviews, avaliações, referências ou recomendações positivas os clientes podem apoiar a empresa e tornar-se uma das armas mais fortes do marketing, pois nada é mais convincente do que o feedback positivo de um cliente.
3. Crie um equilíbrio entre contatos automatizados e pessoais.
Entrar em contato através das redes sociais, email ou outras ferramentas automatizadas é mais rápido, mas é caracterizado por um certo grau de impessoalidade. É exatamente isto que pode fazer com que os contatos virtuais permaneçam nesta área e não se tornem contatos reais de clientes. Além disso, ferramentas de IA como o ChatGPT desafiam a confiabilidade de tais solicitações de contato.
Características positivas e competentes de um vendedor ainda são muito importantes, apesar da digitalização, e não devem ser ignoradas. Uma combinação saudável de um maior número de contatos iniciais e um aprofundamento e personalização destes é, portanto, uma boa base dentro das Vendas 4.0.
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Fonte: Fox Base