Utilizar o empreendedorismo nas redes sociais é uma maneira fácil, acessível e eficaz de promover seu negócio e se conectar com os clientes.
Use as redes sociais para:
- atrair novos clientes
- aumentar seu mercado, inclusive no exterior
- construir lealdade e confiança em sua marca
- interagir diretamente com os clientes em tempo real
- anunciar e vender seus produtos ou serviços
- direcionar tráfego para seu site
- ver o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa
- ficar de olho em seus concorrentes.
Escolhendo plataformas de redes sociais
Existem muitas plataformas de rede social e nem todas são adequadas para o seu negócio. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao escolher uma plataforma de rede social.
Público-alvo
Não faz sentido aderir a uma plataforma de rede social a menos que seus clientes-alvo a estejam usando.
Pense nas pessoas que você deseja envolver, incluindo idade, sexo e interesses. Em seguida, escolha as plataformas que eles provavelmente usarão.
Seus objetivos
Considere o que você deseja que sua presença nas redes sociais alcance. Você pode estar tentando:
- conseguir novos clientes
- comunicar-se com clientes existentes
- posicionar-se como um especialista em sua área
- promover sua marca para um novo mercado.
Você pode consultar seu plano de negócios ou plano de marketing.
Concorrentes
Pesquise as plataformas de redes sociais que seus concorrentes usam e veja se elas também podem funcionar para você.
A maioria das plataformas recomenda conteúdo aos usuários com base naquilo com que eles já interagem. Isso significa que você tem a chance de converter os clientes de seus concorrentes em clientes.
Seu tempo e recursos
É preciso tempo e esforço para gerenciar cada canal de rede social.
Considere o que você pode fazer de forma realista ao decidir em quantas plataformas se inscrever. É melhor usar bem 1 ou 2 canais de redes sociais do que usar mal muitas plataformas.
Confira também: O que é gestão de tempo
Plataformas populares de rede social
Abaixo estão algumas das principais plataformas para o empreendedorismo nas redes sociais. Elas estão listadas em ordem aproximada de popularidade com base no número de usuários ativos.
O Facebook é o maior site de rede social do mundo. Você pode criar uma página para sua empresa e utilizá-la para postar fotos, vídeos e eventos.
O Facebook é bom para:
- comunicar-se diretamente com os clientes
- construir uma comunidade em torno de sua marca
- publicidade direcionada
- atingir especialmente adultos entre 30 e 49 anos e mais velhos.
YouTube
O YouTube é a plataforma de compartilhamento de vídeos mais popular. É bom para:
- construir sua marca com vídeos mais longos que informam ou divertem
- demonstrar seus produtos ou serviços
- mostrar seu conhecimento especializado
- promoção cruzada em canais de outros usuários
- alcançar pessoas de todas as idades.
O Instagram é uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos. É boa para:
- construir reconhecimento da marca
- promover produtos de consumo que tenham apelo visual
- publicidade direcionada
- atingir pessoas de todas as idades, especialmente adolescentes, jovens adultos e, em menor grau, adultos de meia-idade.
TikTok
O TikTok é uma plataforma para compartilhamento de vídeos curtos. Ele foi projetado para dispositivos móveis.
O TikTok é bom para:
- atingir adolescentes e jovens adultos
- compartilhar vídeos divertidos e autênticos de menos de 60 segundos.
X (anteriormente conhecido como Twitter)
O X permite que os usuários postem publicamente mensagens curtas, vídeos e imagens. É bom para:
- compartilhar notícias, atualizações e promoções
- comunicar-se diretamente com os clientes
- atingir pessoas de 25 a 50 anos, especialmente homens.
O Pinterest permite que os usuários descubram e salvem produtos, receitas, inspirações para casa e outras ideias.
O Pinterest é bom para:
- alcançar mulheres
- empresas de casa, moda, design de produtos e alimentos
- direcionar o tráfego para o seu site, especialmente se você tiver um blog.
O Linkedin é uma rede social focada no trabalho. É bom para:
- alcançar profissionais e outros empresários
- promover-se como um especialista em sua área
- recrutar pessoal.
Confira também: Empreendedor: Como criar uma estratégia de preços
Empreendedorismo nas redes sociais: Criação de conteúdo
Principais dicas para conteúdo de redes sociais
- Pense cuidadosamente sobre o tipo de conteúdo em que seus clientes estão interessados.
- Concentre-se em imagens e vídeos. Postagens visuais são mais envolventes do que texto simples.
- Não vá para a ‘venda direta’. Compartilhar informações sem discurso de vendas direto é uma ótima maneira de construir sua marca e base de fãs.
- Planeje e crie conteúdo com antecedência. Use um calendário de conteúdo para acompanhar o que está por vir.
Conteúdo orgânico x pago
As postagens nas redes sociais podem ser orgânicas ou pagas.
Conteúdo orgânico não custará nada para postar. Mas o número de pessoas que o verão dependerá de:
- quantos seguidores você tem
- os algoritmos da plataforma.
O conteúdo pago é um tipo de publicidade para o empreendedorismo nas redes sociais. Você paga a plataforma para mostrar sua postagem para mais usuários, incluindo pessoas que não seguem você. Você pode escolher os tipos de pessoas que verão a postagem.
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
Otimize seu conteúdo de rede social para aparecer em uma posição superior nos resultados de pesquisa de uma plataforma.
- Pense nas palavras-chave que seus clientes provavelmente usarão ao pesquisar esse tipo de conteúdo.
- Use algumas dessas palavras-chave no texto do seu conteúdo de rede social.
- Certifique-se de que o texto ainda seja lido naturalmente. Escreva primeiro para as pessoas e depois para os mecanismos de pesquisa.
Fique ativo
Uma presença negligenciada nas redes sociais pode ser pior do que nenhuma presença nas redes sociais.
Publique regularmente para mostrar aos seguidores que você ainda está no mercado e pronto para ajudar.
Gerenciando seus canais de redes sociais
O empreendedorismo nas redes sociais precisa de gerenciamento contínuo para ter sucesso.
Se você estiver usando mais de uma plataforma, considere adquirir um sistema de gerenciamento de redes sociais para gerenciar todos os seus canais em um só lugar.
Dicas para agendar conteúdo
- Publique regularmente, mas não com muita frequência – 3 a 5 vezes por semana é ideal para a maioria das plataformas.
- Publique quando é mais provável que seus clientes estejam online.
- Procure dias, eventos ou tendências especiais que você pode usar em suas postagens.
- Use um sistema de gerenciamento de rede social para agendar postagens com antecedência.
Monitoramento das redes
Os clientes nas redes sociais esperam respostas rápidas. Verifique seus perfis pelo menos uma vez por dia para responder comentários e mensagens diretas.
As ferramentas de gerenciamento de redes sociais incorporaram recursos de “escuta”. Você pode usá-los para rastrear o que as pessoas nas redes sociais estão dizendo sobre sua empresa e quaisquer outros tópicos.
Reclamações e críticas negativas
Os clientes podem usar as redes sociais para fazer reclamações ou deixar comentários negativos sobre o seu negócio.
Dicas para lidar com reclamações nas redes sociais:
- Não exclua uma reclamação ou avaliação pública. Isso só irritará ainda mais o cliente. Uma exceção é se o cliente usar linguagem ofensiva ou ameaçadora.
- Responda rápido. Isso mostra ao cliente que está fazendo a reclamação e aos outros clientes que você leva o feedback deles a sério.
- Reconheça a reclamação, mesmo que não concorde com ela. Não dê uma resposta genérica e nunca culpe o cliente ou recorra a ataques pessoais.
- Depois de responder publicamente, continue a conversa com o cliente em particular. Use o método de comunicação preferido, como mensagem privada, email ou telefone.
- Atualize seus procedimentos de gerenciamento de reclamações para incluir redes sociais.
Medindo o sucesso
A maioria das plataformas sociais possui recursos para análise de dados de postagens. Analisar esses dados ajuda você a ver os tipos de conteúdo que funcionam melhor para seus clientes. Você pode usar isso para planejar postagens futuras.
Um sistema de gerenciamento de rede social permite comparar o sucesso entre plataformas. Isso pode ajudá-lo a decidir onde dedicar seus recursos de redes sociais.
Privacidade e questões legais
Você precisa proteger a privacidade de seus clientes nas redes sociais. Nunca compartilhe informações pessoais de ninguém em seus canais públicos.
Você precisa ter certeza de que não há alegações falsas ou enganosas em suas redes sociais. Não faça afirmações falsas sobre um produto ou serviço e remova quaisquer postagens falsas ou enganosas feitas por terceiros.
Cibersegurança
Como qualquer plataforma online, as redes sociais apresentam riscos de segurança. Para evitar que suas contas de redes sociais sejam hackeadas:
- escolha senhas fortes
- ative a autenticação multifator
- ensine seus funcionários sobre segurança cibernética
- compartilhe senhas de rede social apenas com funcionários que precisam delas
- altere suas senhas quando um membro da equipe deixar sua empresa.
Confira também: O que é vendas 4.0?
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