Primeiro no PC, depois nos consoles e agora no streaming, Fallout sempre equilibrou retrofuturismo e a nostalgia sinistra da era nuclear dos anos 1950 com ação, terror, drama, emoções e muito humor ácido. E tudo isso se inspirou em algum lugar.
É um ato de equilíbrio difícil de atingir, mas há muito tempo que o dominamos na realidade dos videogames, foi encorajador ver a série de TV continuar a fazer justiça ao Wasteland pós-apocalíptico que os Estados Unidos se tornaram referência, sem sacrificar os elementos que tornou Fallout tão popular para começar.
Os produtores executivos Jonathan Nolan e Lisa Joy conseguiram atrair tanto os fãs existentes quanto os novos convertidos, algo que muitas outras adaptações de videogames não conseguiram. No entanto, nada disso teria acontecido sem o trabalho de Harlan Ellison com seu conto “A Boy and His Dog”, que foi levado às telas pelo escritor e diretor L.Q. Jones em 1975.
A história do filme se desenrola no futuro desolado de 2024, coincidentemente no mesmo ano que a adaptação live-action de Fallout chegou às telas, onde Vic (Don Johnson), viaja pelas ruínas do que costumava ser a civilização ao lado de seu cão telepata, Blood.
A dupla acaba caindo em desgraça com uma comunidade enigmática que vive no subsolo, com um interesse amoroso jogando uma chave adicional na obra – e que deixa o fiel companheiro canino de Vic se defender sozinho até que seu cúmplice humano perceba o erro de seus métodos e saia para escapar e se reunir com seu melhor amigo.
Os fãs de Fallout reconhecerão o nome ‘Dogmeat’ em qualquer lugar, e aqueles que nunca jogaram a série saberão disso por Ghoul, de Walton Goggins, referindo-se ao cachorro que ele salva na série de TV como sendo agraciado com o apelido, que vem diretamente de O Menino e o seu Cachorro. Além das semelhanças no cenário, os criadores do jogo admitiram abertamente a influência.
“O Menino e o seu Cachorro inspiraram Fallout em muitos níveis, desde comunidades subterrâneas de sobreviventes até mutantes brilhantes”, disse o programador e designer Jesse Heinig ao The Escapist antes de nomear o colega designer que trabalhou ainda mais no filme. “Meu entendimento é que Scott Bennie escolheu o nome ‘Dogmeat’ para o personagem, e é provável que ele tenha escolhido isso a partir da história em questão”.
A homenagem foi levada até a recente série de grande sucesso, com flashbacks revelando o personagem de Goggins, Cooper Howard, estrelando um longa-metragem no universo ao lado de seu próprio amigo de quatro patas antes das bombas caírem, e que não foi aleatoriamente chamado de O Homem e o seu Cachorro.
O primeiro jogo Fallout foi lançado em 1997 e, quase três décadas depois, a franquia continua a apontar para uma de suas maiores influências, sublinhando o tamanho do impacto que teve na série de jogos best-seller e agora na série de sucesso.
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