Começar um negócio envolve muito mais do que ter uma grande ideia. Você precisará entender de marketing, financiamento, atendimento ao cliente e muito mais. No entanto, como definir o preço do seu serviço de forma ideal é um fator crucial que muitos proprietários de pequenas empresas não consideram o suficiente.
Precificar serviços é mais desafiador do que precificar produtos. O preço dos serviços é mais subjetivo e mais difícil de comparar com serviços semelhantes. A qualidade e o escopo do serviço variam amplamente, dependendo do treinamento dos funcionários, da atitude, da experiência e da cultura da empresa. A qualidade percebida é outro fator afetado pelo marketing, pela reputação comercial e muito mais.
Explicaremos o que está envolvido na definição de preços para seus serviços e compartilharemos táticas para você saber como definir o preço do seu serviço para atrair e reter clientes.
Como definir o preço do seu serviço
Amplos recursos estão disponíveis para ajudar proprietários de empresas ou prestadores de serviços a determinar seus preços. Vamos ver abaixo algumas dicas para proprietários de empresas que buscam definir preços justos e precisos para seus serviços.
1. Compreender os custos dos serviços e o seu impacto nos preços
Ao definir o preço de seus serviços, considere os custos inerentes ao negócio. Por exemplo, observe os custos de materiais, custos indiretos e custos de mão de obra.
Os custos trabalhistas incluem salários e benefícios trabalhistas que você oferece a funcionários ou subcontratados que executam, supervisionam ou gerenciam seu negócio de serviços. Os custos trabalhistas serão maiores durante a inicialização porque você investirá muito tempo e energia na construção do negócio.
2. Veja quanto seus concorrentes cobram por seus serviços
Para manter seu negócio competitivo, faça pesquisas para descobrir quanto seus rivais estão cobrando. Compreender os preços dos concorrentes pode ajudá-lo a avaliar quanto as pessoas estão dispostas a pagar por serviços semelhantes.
Examine os modelos de preços front-end, back-end e escalonados de seus concorrentes. Se você oferecer vários pacotes, cada nível deverá ter um preço único e compatível com o trabalho envolvido.
3. Entenda suas conversões e métricas para precificar seus serviços
Para pequenas empresas mais desenvolvidas, para saber como definir o preço do seu serviço é vital saber quanto você está ganhando com ele para poder determinar se vale a pena para você. Caso contrário, ajuste o preço de acordo.
Ao calcular o preço de um serviço, o lucro equivale à margem de lucro sobre o custo de um produto. Por exemplo, se seus custos trabalhistas forem de R$ 210 e você planeja obter 21% líquidos antes dos impostos, precisará aplicar um fator de lucro de cerca de 25% ao seu trabalho e despesas gerais para atingir essa meta de lucro.
Se você cotar o preço de um projeto, inclua o escopo do projeto em sua proposta comercial e uma taxa que você cobrará por alterações ou trabalho adicional fora do escopo inicial.
Confira também: Lucro Garantido: Qual é o negócio que dá mais lucro?
4. Defina um preço mais alto para seus serviços do que você esperava – mas não muito alto
Não se venda pouco e não tenha medo de pedir o que você merece. O pior que pode acontecer é que as pessoas não paguem e você possa baixar os preços ou negociar com os clientes.
Ao encontrar o equilíbrio certo de preço para seus serviços, considere o seguinte:
- Cotar muito baixo pode colocar o lucro em risco: Ao começar, você pode cotar seus serviços muito baixos porque não tem experiência e histórico no negócio para saber quanto cobrar. No entanto, se você cotar muito baixo, corre o risco de perder lucros. Você pode até ter que sacrificar a qualidade do seu trabalho para atingir o preço.
- Cotar muito alto pode perder clientes: Se você cotar muito alto, corre o risco de perder o contrato ou o cliente. Esse risco é maior se o seu serviço estiver em uma área competitiva e os clientes tiverem múltiplas opções. Se os serviços de preços mais baixos tiverem qualidade percebida semelhante, seu público-alvo optará por eles, a menos que você baixe seus preços ou aumente a qualidade percebida de seu serviço.
Você sabia?
Para ofertas personalizadas, como consultoria, não publique uma lista de preços ou cote preços. Em vez disso, agende uma sessão de descoberta por um preço fixo para conhecer as necessidades do cliente. Em seguida, crie uma proposta e um preço personalizados com base em um projeto e negocie uma situação vantajosa para todos com seu cliente.
5. Considere a inflação ao definir o preço de seus serviços
Durante períodos de inflação alta, pode ser necessário aumentar os preços porque os custos aumentaram. No entanto, se os custos permanecerem os mesmos, você deve decidir se aumenta os preços e obtém mais lucro ou os mantém iguais – e mantém mais clientes.
Numa economia inflacionária, se os seus clientes são sensíveis aos preços, considere manter os preços iguais ou próximos deles. Se os clientes não forem sensíveis aos preços ou não houver concorrência acirrada, considere aumentar os preços para maximizar o lucro.
Dica: se você mantiver os preços iguais enquanto os concorrentes aumentam os deles, mencione isso em seus esforços de marketing nas redes sociais. Você demonstrará sua honestidade e dedicação aos seus clientes, em contraste com a manipulação de preços da concorrência.
Como definir o preço do seu serviço:Tipos de estratégias a serem consideradas
Considere as seguintes estratégias de preços padrão ao determinar sua estrutura de preços de serviços:
- Preço de penetração: O preço de penetração envolve definir um preço artificialmente baixo para ganhar participação de mercado e depois aumentar o preço.
- Skimming: skimming de preços é definir um preço mais alto porque você tem algum tipo de vantagem competitiva.
- Preço por hora: o preço por hora cobra uma taxa fixa por hora, portanto, o valor que o cliente paga depende de quanto trabalho foi realizado. Ele pode proteger sua empresa de margens baixas devido a solicitações excessivas de mudanças dos clientes.
- Preço econômico: Preço econômico significa manter todos os custos ao mínimo para oferecer aos clientes o melhor preço.
- Preço psicológico: o preço psicológico é projetado para fazer com que os clientes respondam emocionalmente em vez de racionalmente.
- Preço da linha de produtos: O preço da linha de produtos significa estabelecer preços progressivamente altos para vários produtos.
- Preços opcionais de produtos: os preços opcionais de produtos envolvem fazer com que os clientes atualizem e gastem mais em outros produtos ou serviços que você oferece como complemento opcional. Este modelo envolve upsell e vendas cruzadas.
Confira também: O que faz um cliente ficar satisfeito?
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Fonte: business.com